Título com Gradiente

O SONHO AMERICANO: A Verdade por Trás dos Influenciadores e das Mídias Sociais (parte 2).

O SONHO AMERICANO: A Verdade por Trás dos Influenciadores e das Mídias Sociais (parte 2)

‌CUIDADO! Você pode estar sendo ENGANADO!!! (ou ainda pior, já foi enganado)

Olá, o meu nome é Isielson Miranda, eu moro atualmente nos EUA, e já comecei esse segundo artigo da nossa série aqui do blog Club America, com uma afirmação forte (e talvez até polêmica), para dar o tom de como quero me comprometer com VOCÊ, nesse nosso espaço de compartilhamento e troca de idéias, insights, e experiências.

Meu compromisso está baseado no meu propósito com a criação do Club América:

Somos uma comunidade global unida por um propósito maior: criar um espaço seguro, onde a confiança mútua é a base, e o compartilhamento de conhecimento verdadeiro é o nosso pilar. Aqui, imigrantes encontram apoio, clareza e informação valiosa sobre imigração, adaptação e a vida nos EUA. Juntos, construímos relacionamentos profundos que nos fortalecem, ajudando-nos a aprender, evoluir e crescer. Nossa missão é moldar um presente e futuro melhores, onde cada um de nós pode prosperar e encontrar seu lugar neste novo lar.”

Agora que você já sabe qual o propósito do Club América, vamos voltar à idéia central desses primeiros 2 artigos aqui do blog, e me permita te fazer essas 4 perguntas:

  1. Se você já considerou ou está considerando imigrar para os EUA, quais foram (ou quais estão sendo) suas principais fontes de pesquisa de informações?

  2. A quanto tempo você está pesquisando (ou pesquisou)?

  3. Quão a fundo foi a sua pesquisa?

  4. Quão seguro e certo você está de que as informações que você obteve são reais, verdadeiras, e fiéis à realidade da mudança, e vida nos EUA?

Nos últimos anos, o número de pessoas interessadas em se mudar para os Estados Unidos aumentou significativamente. Segundo dados do governo brasileiro, já são quase 2.000.000 de brasileiros que residem em terras americanas. O mais impressionante é que esse numero vem crescendo de forma acelerada na última década.

À medida que essa imigração aumenta, crescem também os problemas enfrentados por uma grande parte desses imigrantes. Problemas como perda de status, dificuldade em conseguir trabalhos com boa remuneração, sentimentos de incerteza e segurança, ansiedade, stress, depressão, a solidão pela falta da familia e amigos, sensação de impotência por “não ser mais que era no Brasil”, muita dificuldade de comunicação e resolução de demandas do dia a dia por não falar o idioma… e essa lista de problemas e as dificuldades vai rumo ao infinito!

Muito desse cenário caótico, começa com a falta de conhecimento ou a desinformação. Segundo dados de algumas pesquisas recentes, um percentual considerável de pessoas, fazem suas “pesquisas” e obtêm conhecimento e informações sobre imigração, mudança e modo de vida nos EUA, através das redes sociais, onde criadores de conteúdo e influenciadores compartilham suas experiências de vida, opiniões e “verdades” de como as coisas são por aqui.

No entanto, nem tudo que é postado nas redes sociais reflete a realidade. Muitas vezes, esses influenciadores produzem conteúdos com informações erradas, mentirosas e enganosas, levando muitos a terem expectativas irreais sobre a vida americana.

E talvez assim como eu, esse seja o momento em que você se pergunte:

Mas por que??? Por que influenciadores criam conteúdo para divulgar informações que muitas vezes não condizem com a realidade?

Aqui vão alguns motivos:

O Mito do Sonho Americano

Uma das principais narrativas promovidas por influenciadores é a do “Sonho Americano” — a ideia de que qualquer pessoa pode alcançar sucesso e prosperidade nos EUA com trabalho duro. Essa visão simplista ignora inúmeras variáveis e cenários dos desafios e dificuldades que muitos imigrantes enfrentam. A realidade é que o custo de vida é alto, o mercado de trabalho é competitivo e a adaptação cultural pode ser complicada. Influenciadores frequentemente omitem esses aspectos, pintando um quadro irreal e idealizado.

O Lado Escuro das Parcerias Patrocinadas

Muitos influenciadores são patrocinados por empresas que se beneficiam da imigração, como agências de viagem, consultorias de imigração, serviços de remessa de dinheiro, comércio local. Esses patrocinadores têm interesse em promover uma visão positiva dos EUA para atrair mais clientes. Como resultado, influenciadores podem ser incentivados a exagerar os aspectos positivos e minimizar ou ignorar os negativos. Essa relação pode levar à disseminação de informações enganosas que não refletem a experiência real de viver nos EUA.

Vida Luxuosa: Ostentação pra gerar engajamento

Outro motivo pelas quais muitas vezes influenciadores enganam seus seguidores é para ostentar um estilo de vida luxuoso, afim de ativar “gatilhos mentais” em sua audiência, em busca do engajamento em suas redes sociais.

Casas grandes, carros caros, compras em lojas de grife, e viagens extraordinárias são frequentemente exibidos em perfis de redes sociais. Contudo, essa vida de luxo é acessível a uma pequena parcela da população.

Muitos influenciadores ganham dinheiro suficiente através de suas plataformas para sustentar esses estilos de vida. Além disso, muitos deles não são transparentes sobre suas fontes de renda e circunstâncias pessoais. Alguns podem ter chegado aos EUA com vistos de trabalho ou de estudante, enquanto outros podem ter suporte financeiro significativo de familiares. Essas informações são cruciais para entender a viabilidade de se mudar para os EUA, mas são frequentemente ocultadas. A falta de transparência leva a uma visão distorcida e incompleta da vida nos EUA, fazendo com que as pessoas subestimem as dificuldades que podem enfrentar.

Entendo que além desses 3 motivos que citei aqui acima, existem inúmeros outros motivos, e sendo muito justo (e ainda concedendo o “benefício da dúvida), talvez alguns sem qualquer intenção ou “maldade” em mentir e enganar as pessoas.

Mas de qualquer forma o perigoso é que as expectativas irreais criadas por influenciadores podem ter consequências significativas e destruidoras para os imigrantes.

Portanto, se você está em qualquer fase dessa jornada de mudança para os EUA, seja apenas o início de um desejo (sonho), ou já está com data marcada e passagem comprada, aqui vão 3 sugestões muito honestas e valiosas pra você considerar:

1.Faça sua própria pesquisa “independente”. Busque informações em fontes confiáveis e diversificadas, e compare sempre as informações das diferentes fontes obtidas.

2.Converse com amigos, familiares e conhecidos que já moram aqui. Crie um roteiro de perguntas, baseado em áreas importantes como, moradia, custo de vida, educação para filhos, finanças pessoais, possibilidades de geração de receita, saúde, etc. Obtenha informação o mais detalhada possível.

3.Considere a possibilidade de visitar o país antes de tomar uma decisão definitiva.

Um insight bônus muito poderoso: Sempre que desconfiar de uma informação, exponha ela a mais fontes, e a opinião de outras pessoas.

Nunca se esqueça que as redes sociais mostram apenas uma parte da história, muitas vezes a parte mais “glamourosa” e menos representativa da vida cotidiana. Sendo assim, em qualquer área importante da sua vida tome sempre muito cuidado com o conteúdo que você consome e aceita como verdade. Desenvolva seu senso crítico e sempre esteja com seus “filtros” ativados.

Gostou desses 2 primeiros artigos aqui do nosso blog Club America? Quer fazer parte dessa comunidade (movimento), onde de forma sólida seremos apoio, suporte, transformação e crescimento uns para os outros?

Então deixe seu comentário, opinião e idéias aqui abaixo, e fique ligado em nosso próximo artigo.

Box de Comentários Personalizado

Deixe seu comentário

Comentários:

Título com Gradiente

Eu sou o Isielson!

Sou um NÔMADE apaixonado, que já conheceu mais de 20 países, e viveu em 3. Moro nos EUA há 3 anos e meio, e já estive em mais de 15 estados.

Com 14 anos de experiência como empreendedor, minha jornada de vida
é guiada por uma busca incessante por conhecimento, amor pela leitura, viagens, cinema, gastronomia, vinhos, idiomas, culturas, negócios e investimentos.

Meu PROPÓSITO é facilitar seu processo de transição de vida, e acelerar sua adaptação nos EUA.

Título com Gradiente

Connections

Faça sua pergunta!